top of page

Tudo sobre a carreira como advogado tributarista

O que faz um advogado tributarista? Quanto ganha? Quais são as opções? Confira todos os detalhes sobre a a advocacia nessa área tão promissora no Brasil, que é o Direito Tributário.




Homem de terno sentado à mesa com calculadoras, escrevendo




ÍNDICE







Dando continuidade a nossa série sobre Carreiras aqui no Blog da Septem, hoje, vamos bater um papo bem completo sobre a carreira numa das áreas mais demandadas pelos nossos membros: o Direito Tributário.


E é claro que ao final do post, te indicamos os melhores conteúdos para se especializar e construir sua carreira na área. Vamos lá?





O que faz o advogado tributarista


O advogado tributarista é especializado em questões relacionadas a tributos, impostos e legislação fiscal – de CNPJs, pessoas físicas, organizações e afins.


As principais atividades desse advogado incluem:


  • Assessorar empresas e indivíduos na interpretação e aplicação da legislação tributária;


  • Prestar consultoria para minimizar a carga tributária de seus clientes, buscando estratégias legais para otimizar o pagamento de impostos;


  • Representar clientes em processos administrativos e judiciais relacionados a questões tributárias, incluindo recursos e contestações de autuações fiscais;


  • Realizar planejamento tributário, analisando alternativas para reduzir os impactos fiscais em transações e operações empresariais;


  • Acompanhar e analisar mudanças na legislação tributária e orientar seus clientes sobre possíveis impactos e oportunidades.


Entre várias outras, a depender do seu cliente e mercado de atuação.






Principais mercados


Apesar da relevância dessa área, ainda existe muita demanda por profissionais tributaristas: no Brasil, cerca de apenas 10% dos advogados atuam no ramo tributário.


Somando isso à complexidade do sistema tributário brasileiro, o resultado é um mercado aquecido para esses advogados.


Alguns dos principais mercados – onde as questões fiscais são complexas e de grande relevância – para o advogado tributário são:



  • Setor Financeiro: Bancos, instituições financeiras e empresas de investimento demandam assessoria especializada devido à complexidade das transações financeiras e regulamentações tributárias específicas.


  • Empresas Multinacionais: Companhias que operam em vários países enfrentam desafios fiscais relacionados a impostos internacionais, transfer pricing e conformidade com leis tributárias de diferentes jurisdições.


  • Tecnologia e Inovação: Empresas de tecnologia e startups frequentemente lidam com questões tributárias relacionadas à propriedade intelectual, incentivos fiscais para pesquisa e desenvolvimento, e transações internacionais.


  • Energia e Recursos Naturais: Setores como petróleo, gás, mineração e energia renovável enfrentam desafios tributários específicos devido à natureza dos ativos e operações.


  • Comércio Internacional: Empresas envolvidas em importação, exportação e comércio internacional necessitam de orientação tributária para lidar com tarifas, impostos de importação e exportação, entre outros.











Média salarial


A média salarial de um advogado tributarista no Brasil pode variar bastante dependendo da sua experiência, localização, tamanho do escritório de advocacia ou empresa em que trabalha e setor de atuação.


A média atual é uma faixa de R$ 5.000 a R$ 20.000 por mês.


É importante ressaltar que esses números são apenas uma estimativa, ok? É importante considerar os detalhes de cada situação individualmente.






Direito Tributário na Septem


Se você quer aproveitar as oportunidades que o mercado tributário oferece, a Septem é sua parceira nesta jornada!


O que não falta é conteúdo sobre o assunto por aqui:




Nesse curso, o professor e consultor tributário Bruno Santana explica em módulo único e de forma descomplicada as bases da área tributária.


Essa é uma ótima pedida para introduzir o assunto e entender o processo histórico do modelo de tributação brasileiro.





Já no curso de Planejamento Tributário, você aprende a colocar a mão na massa com o especialista Marcos Camilo.


Tem análise jurisprudencial, conceitos fundamentais, crimes contra a ordem tributária e muito mais!





Nesse curso, você aprende com o tributarista Luciano Fernandes, que é sócio de um escritório especializado no assunto.


Entenda como ocorre a atuação no processo administrativo desde a fase pré-processual até a execução fiscal, passando pelo planejamento estratégico para judicializar a demanda, apresentação de defesa, os procedimentos padrões de auditoria e muito mais!





Não podia faltar por aqui um pouco sobre a atuação consultiva – na prática, é claro. 


Para isso, recebemos o sócio-fundador da THLAW, Alexandre Haruno. Além de assessorar diariamente grandes corporações, ele também já trabalhou em algumas das maiores empresas do mundo em auditorias tributárias.





Entrando em assuntos mais específicos, nossa mentoria sobre créditos tributários com o advogado e empresário Ângelo Peccini rendeu só elogios.


Nela, passeamos também pela contabilidade e advocacia colaborativa.





Mais um mercado de nicho muito bem explorado por aqui!


Nesta mentoria, a especialista Selena Paschoalini nos ensina as melhores estratégias de redução dos principais impostos no setor da saúde: o IRPJ e o CSLL.





Essa lei é pouquíssimo conhecida e pode beneficiar muito algumas empresas de PD&I.


Aprendemos com o advogado sênior e ex-Diretor Nacional de Tributos da Ernst & Young, Aloísio Watzl, a como adequar a empresa do seu cliente a esse benefício fiscal.






Torne-se membro e acesse os conteúdos


Esses são só alguns dos +200 conteúdos completos disponíveis na nossa plataforma. Se você quer ter acesso ilimitado a todos eles e sair na frente no mercado jurídico, basta clicar no botão abaixo:






Até a próxima carreira 👋



Comments


bottom of page