top of page

Tipos de Law Techs para driblar a saturação do mercado jurídico

Atualizado: 12 de jul. de 2023

Que o Direito é um universo gigantesco e cheio de possibilidades, você já sabe. Mas você sabia que é possível atuar no Direito sem necessariamente seguir uma carreira jurídica? No post de hoje você vai entender como fazer isso a partir das queridinhas do momento: as Law Techs!



Mão encostando em um foguete, símbolo comum de startups como as law techs.

Atuar no Direito sem atuar no Direito?


Sim, isso é possível! Atuando numa empresa de segmento jurídico (mesmo que não necessariamente no departamento jurídico da empresa em questão), você utiliza o seu conhecimento jurídico, diversifica o seu mercado de atuação e desenvolve outras habilidades importantes, como a gestão. Um exemplo dessa possibilidade de carreira são as Law Techs.



E o que é uma Law Tech?


As Law Techs nada mais são que startups jurídicas que, como toda startup, unem tecnologia e inovação. Normalmente, essas empresas surgem como soluções para dores dos mais diversos públicos atuantes no Direito, e, por isso, podem ser excelentes opções para fugir da saturação no mercado jurídico.



Quer investir nessa área? Vem com a gente conhecer alguns tipos de Law Tech:



  1. EDTECH: São empresas que atuam no ramo da educação jurídica, assim como a Septem!

  2. BIG DATA: Empresas que cruzam dados estatísticos para prever possíveis resultados e padrões de sentença.

  3. GESTÃO: Ferramentas de gestão de escritório e departamentos jurídicos, como o Legal Cloud e o Astrea.

  4. AUTOMAÇÃO: Softwares como os de automação de preenchimento de documentos e outras tarefas jurídicas rotineiras.



“Gostei! Mas do que eu preciso para investir numa Law Tech?”


A Law Tech é uma empresa como qualquer outra. Por isso, além do seu conhecimento jurídico, vai ser necessário ter uma visão 360 e desenvolver habilidades como: gestão de pessoas, liderança, oratória, marketing, gestão financeira e muitas outras. E se você não sabe nem por onde começar a estudar esses tópicos, calma que a Septem te ajuda! Na nossa plataforma, estão disponíveis vários conteúdos - entre cursos e mentorias - sobre todas as principais soft skills que você precisa desenvolver enquanto gestor. Vale a pena conferir!


Vamos juntos e até a próxima!


Comments


bottom of page