top of page

Comunicação e oratória: qual é o segredo para desenvolver? +Dica de curso na área

Se você faz parte do time que treme na base só de ouvir falar em sustentação oral, o post de hoje vai te ensinar a desenvolver a sua oratória para nunca mais sofrer com o medo de falar em público:




Mulher caucasiana, de cabelo escuro, secando o suor do rosto em palanque com microfone à frente.





ÍNDICE







Comunicação e oratória pra que?


Nem todo mundo que escolhe o Direito como profissão tem facilidade em se comunicar. Mas a realidade é que se comunicar bem e ter uma boa oratória é fundamental para a atuação no dia a dia, especialmente se você optar pela advocacia.


Talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas essa habilidade está presente:


  • Na hora de apresentar suas ideias, desde o trabalho da faculdade até a apresentação dos seus serviços na advocacia;

  • Nas reuniões com clientes, parceiros e colaboradores;

  • Na tão temida sustentação oral e na argumentação em júri como um todo;

  • Durante o processo de mediação extrajudicial;


E em tantos outros momentos durante toda a sua trajetória profissional. Por isso, a comunicação e a oratória não devem jamais ser ignoradas.






A boa oratória é um dom?


É fato que algumas pessoas têm uma facilidade maior de comunicação. Muitas vezes, desde a infância.


Mas isso não quer dizer que pessoas com menos facilidade não podem desenvolver essa habilidade, com estudo, prática e persistência.


Nenhuma habilidade é um dom inato impossível de ser desenvolvido em outras pessoas. Basta entender qual é a sua principal dificuldade e então trabalhar as técnicas adequadas.


Faça o exercício de refletir: o que está travando a sua comunicação?






Como controlar a ansiedade


Uma das respostas mais comuns para essa pergunta é a ansiedade. Ou, em outras palavras: o nervosismo, a timidez, o medo e etc.


Na maior parte das vezes, essa ansiedade vem da falta de autoconfiança em relação ao tema, ao processo ou ao ambiente em questão.



E como fazer uma boa gestão emocional nesse caso?


1. Antes de iniciar sua fala, faça algumas respirações profundas e lentas. Isso ajuda a acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade.


2. Imagine-se falando de forma calma, confiante e persuasiva. Visualize o sucesso da sua apresentação.


3. Quanto mais preparado você estiver sobre o conteúdo, menos ansioso ficará. Estude e faça uma boa preparação prévia para dominar o assunto.


4. Se perceber que está ficando nervoso, não continue sua fala. Faça uma pausa, respire fundo e retome calmamente.


5. Reconheça que é normal sentir um pouco de nervosismo antes de falar em público. Aceite essa reação como natural e seja gentil consigo mesmo. Adicionar à ansiedade o peso de um possível fracasso pode te deixar ainda mais nervoso.






Use a linguagem corporal a seu favor


Se você tem dificuldade em se comunicar oralmente, nada mais justo do que utilizar outras formas de comunicação - tão eficientes quanto. Certo?


Fazer o uso de boas técnicas de linguagem corporal te ajuda a transmitir para o público a autoconfiança que você talvez não tenha. Essa autoconfiança te traz mais credibilidade e maior aceitação.


E nem preciso dizer que sentir que o público está te aceitando vai te deixar bem menos ansioso, né?


Por isso, algumas dicas de linguagem corporal para o seu momento de oratória são manter uma postura aberta, fazer contato visual com o público e evitar ficar parado de braços cruzados em um único lugar. Faça bom proveito do seu espaço e engaje sua audiência!






Dicas de projeção de voz


O ponto mais importante a ser desenvolvido na sua oratória é o principal instrumento dela: a sua voz.


É importante que a sua voz esteja clara, firme e em bom volume. Além de facilitar a compreensão, isso evita interrupções por parte do público, que podem te desestabilizar.


Mas sabemos que para quem sofre de timidez, projetar a voz pode ser uma tarefa muito difícil. Por isso, aqui vão algumas dicas práticas para garantir que todo o público vai te ouvir bem:


  • Pratique respirar com o diafragma, e não apenas com o peito. Isso te dá mais suporte vocal.

  • Antes de falar, faça exercícios de vocalização, como ditados ou repetição de sons. Isso aquece e prepara suas cordas vocais.

  • Mantenha uma postura ereta e relaxada. Isso permite que sua voz flua livremente.

  • Faça pausas em momentos-chave para dar ritmo e impacto à sua fala.

  • Beba água regularmente para manter suas cordas vocais hidratadas e saudáveis.






Como garantir uma comunicação assertiva


Ok, o público te ouviu. Mas será que eles te entenderam?


Uma parte fundamental para o sucesso da comunicação é a assertividade. O ideal é que o público entenda a mensagem que você quis passar através da sua fala, sem confusões ou ruídos.


Existem alguns fatores na fala, como a prolixidade e os vícios de linguagem, que dificultam a clareza da informação. Por isso, a primeira dica é evitar os rodeios e as palavras bonitas quando são dispensáveis.


Na comunicação assertiva de via dupla, a chave da assertividade é sempre pedir esclarecimentos quando algo não estiver perfeitamente compreendido. Além de manter um tom respeitoso e não agressivo no seu discurso.






Banner institucional da Septem Capulus, com mulher de costas falando em público


Comunicação e Oratória na Septem


Cada ponto desses é um universo à parte. Se você quer realmente destravar a sua comunicação e desenvolver uma oratória confiante, para nunca mais ter medo de falar em público e persuadir seus clientes e juízes, é fundamental se aprofundar devidamente em cada um deles.


Foi pensando nisso que a Septem, em conjunto com a super especialista Mafê Peroni, desenvolveu o nosso curso completo de Comunicação e Oratória (disponível na plataforma).


São 4 módulos, divididos em:


  1. Gestão Emocional

  2. Linguagem Corporal

  3. Voz

  4. Comunicação Assertiva


Com materiais de apoio e certificado de conclusão inclusos!


Na plataforma da Septem, você acessa esse e outros +60 cursos completos (inclusive em habilidades profissionais, como marketing e negociação) no formato de streaming: para assistir onde e quando quiser.





Nós te esperamos daqui!

Comments


bottom of page