top of page

Como se comunicar melhor: o caminho para o sucesso da sua advocacia

Você tem medo de falar em público? Pensa que sua oratória ainda tem o que evoluir? Então você parou na página certa!



De acordo com a revista Você RH: O elo perdido da comunicação, a habilidade de se comunicar virou a competência mais desejada pelas empresas em seus funcionários. No mundo atual, a habilidade de se comunicar de forma eficaz é essencial para alcançar o sucesso pessoal e profissional.


Quais são os passos para ter uma comunicação mais efetiva?


  • Gestão Emocional: Conhecer e compreender as próprias emoções é fundamental para lidar com o nervosismo, a ansiedade e o medo que podem surgir durante a comunicação.


Para isso, é importante entender os processos que ocorrem com a gente antes de se comunicar. Quais são as travas e os bloqueios emocionais que afetam nossa comunicação? Qual a origem do seu medo de falar em público e quais são os seus sabotadores internos e externos? Para aumentar a autoconfiança na comunicação, é necessário trabalhar a autoestima, reconhecendo as próprias habilidades e valorizando as conquistas.


Além disso, é importante praticar técnicas de controle do nervosismo, como a respiração profunda, o power posing, e a visualização positiva, que ajudam a acalmar a mente e o corpo antes de falar em público. Com o desenvolvimento dessas habilidades é possível se comunicar de maneira mais confiante, autêntica e persuasiva.


  • Linguagem corporal: Sabia que a maioria da nossa comunicação é feita de forma não verbal? Uma pesquisa realizada por Albert Mehrabian demonstra que 93% da comunicação é feita de maneira não verbal. 38% acontece pelo tom de voz, 55% por Linguagem corporal, e somente 7% pelas palavras que utilizamos


Assim, trabalhar nossas posturas, gestos e expressões faciais é essencial na transmissão de mensagens claras e impactantes. Técnicas como a movimentação de palco, a manutenção da coluna ereta, e o uso de gestos estratégicos para prender a atenção de seu ouvinte são muito importantes.


Os Ted Talks são, na grande maioria das vezes, exemplos de uma boa comunicação em todas as suas formas, inclusive na linguagem corporal dos apresentadores. Inspire-se neles para melhorar sua linguagem corporal. No mundo de hoje, saber transmitir essa linguagem não verbal no universo virtual é também muito importante, criando sua imagem digital.


  • Voz: A voz desempenha um papel fundamental na comunicação. Quando conseguimos ser claros em nossa fala, nossa comunicação é muito mais assertiva. Uma boa dicção e um bom uso da entonação, ênfase, volume e velocidade em nossa voz fazem a diferença na sua fala.


A dicção é a clareza com que você se comunica. Exercícios como tentar falar com um lápis ou uma rolha de vinho na boca ajudam a treinar uma dicção mais clara.


A entonação e a ênfase trazem pessoalidade e sentimentos para a sua fala, e são essenciais para dar destaque a pontos chaves e captar a atenção do seu ouvinte.


O volume e a velocidade são seus aliados para trazer uma comunicação mais dinâmica e menos monótona. Quando aumentamos ou diminuímos o volume e a velocidade de nossas vozes, nós prendemos ou tiramos a atenção de quem nos escuta de maneira estratégica. Busque os pontos que você quer enfatizar e comunique eles mais devagar e mais alto. Para os pontos que não quer chamar tanta atenção, use sua voz de maneira mais rápida e baixa.


Evite vícios de linguagem e utilize de pausas estratégicas em sua voz para enfatizar ideias importantes.


  • Comunicação Assertiva: A comunicação assertiva é uma habilidade essencial para estabelecer relacionamentos profissionais saudáveis e eficazes. Ela envolve tanto a capacidade de saber ouvir atentamente, quanto a habilidade de expressar opiniões e estabelecer limites de forma clara e respeitosa.


Ao desenvolver a escuta empática e a escuta ativa, podemos aprimorar nossa capacidade de compreender e responder adequadamente aos outros. Além disso, aprender a se posicionar e estabelecer limites é fundamental para evitar mal-entendidos e conflitos.


A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma técnica desenvolvida por Marshall Rosenberg, e é uma poderosa ferramenta que nos ajuda a expressar nossas necessidades e resolver conflitos de maneira empática. Ao adotar essas práticas, podemos fortalecer nossos relacionamentos e promover uma comunicação mais efetiva em todas as áreas da nossa vida.


Saber se comunicar bem é necessário! Assista nossas aulas de Oratória na Pratica para desenvolver de maneira didática e efetiva sua comunicação!


Comments


bottom of page