O ex-jogador de Futebol, Daniel Alves, foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão pela justiça espanhola nesta semana. O atleta é acusado de agressão sexual a uma jovem em 2022. O que impacta na pena do jogador? A #SeptemExplica:
Imagem: Reuters/Reprodução
O caso envolvendo uma das estrelas do futebol brasileiro ganhou repercussão internacional há 2 anos e teve seu desfecho neste mês.
A sentença para Daniel Alves é de 4 anos e 6 meses por agressão sexual contra uma jovem de 23 anos, na época. Vamos relembrar o caso e entender a pena aplicada:
Agressão em boate
Em 2022, uma jovem procurou a justiça espanhola para relatar a violência sofrida pelo jogador. Segundo relatos da vítima, a agressão sexual ocorreu na boate Sutton, em Barcelona.
Na época, o jogador era casado e estava na Espanha ao deixar o time do Barcelona Após a denúncia, o caso foi comprovado por câmeras e testemunhas presentes na boate. Assim, no início de 2023, Daniel foi preso de forma preventiva.
O crime no Código Penal
Inicialmente, a defesa da vítima pediu 12 anos de prisão e o Ministério Público solicitou 9 anos. No entanto, o caso de Daniel tem um fator decisivo: uma doação voluntária de 150 mil euros.
Segundo o Código Penal da Espanha, a pena para crimes de agressão sexual é de 1 a 5 anos. Por isso, conseguimos perceber a redução da pena quando comparamos ao solicitado pela vítima - devido a doação, o tempo de reclusão desde 2022 e bom comportamento.
Doação de Neymar
A família do craque Neymar teve participação atenuante no caso. Antes mesmo da sentença, o valor milionário de 150 mil euros foi feito ao tribunal espanhol como indenização à vítima.
Para quem não está por dentro, os dois jogaram juntos na seleção brasileira e no Paris Saint-Germain, além de serem amigos íntimos.
Como resposta, o tribunal afirmou a ação reparadora de danos no caso. Por isso, é possível que Daniel recorra ao regime semiaberto em maio do próximo ano.
Liberdade Supervisionada
Além da reclusão, também foi determinada a liberdade supervisionada por 5 anos. Para segurança da vítima, Daniel Alves deve manter distância por 9 anos e pagar indenização de 804 mil reais, além de arcar com todos os custos do processo.
Domine o Direito Penal
A área atrai muitos profissionais do Direito. Se esse é o seu caso, aprofunde seus conhecimentos sobre o Direito Penal com o nosso curso exclusivo de Direito Criminal II - Execução Penal.
Além disso, na nossa plataforma, você encontra uma série de outros conteúdos em Direito Criminal (desde cursos completos até mentorias com profissionais super renomados).
Para ter acesso, basta clicar no botão abaixo:
Até mais 👋