top of page

95 anos de Mickey Mouse: Descubra o que muda com o domínio público

Já pensou em ver o Mickey Mouse em um filme de terror? Isso está se tornando realidade, literalmente. 


No início deste ano, o personagem mais conhecido da Disney entrou em domínio público. O fato trouxe muitas reflexões sobre o que vem depois que o ratinho deixa de ser exclusivo da empresa.




Personagem Mickey, na versão da década de 20, segurando o timão de um navio.
Mickey Mouse em Steamboat Willie (1928)


A Disney faz parte do imaginário de muitas crianças e adultos como um universo de magia. Criada em 1923 nos Estados Unidos pelos irmãos Walt e Roy Oliver Disney, a marca tem muitos títulos importantes e criações que fazem parte da vida de pessoas de todo o mundo.



Influência da marca


Segundo a Fast Company, a Disney é uma das empresas mais inovadoras do mundo e temos uma mentoria exclusiva sobre o método baseado na cultura da empresa. Inclusive, é possível ler um artigo sobre o assunto clicando aqui.


Em 1928, o empresário Walt Disney criou um dos primeiros personagens da marca: o Mickey Mouse. A marcante imagem de um rato preto com roupas de cores fortes e caráter impecável ganhou o carinho do público.




Domínio público nos Estados Unidos


É fato que o Mickey entrou em domínio público, mas o que isso quer dizer? Basicamente, agora é possível usar o personagem para outras criações sem dar créditos ao criador.


Diferente do Brasil, uma obra artística entra em domínio público após 75 anos. Já no Brasil, o período é de 70 anos e muitos personagens - como os do Sítio do Pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato - já são de domínio público.



1. O Mickey mudou a lei nos EUA


A entrada em domínio público teve alterações, você sabia? 


  • Antes a lei estadunidense determinava 50 anos


  • Pela lucratividade do personagem, a Disney entrou com pedido de uma nova legislação a corte americana


  • Na década de 1970, ficou determinado o domínio público após 75 anos


  • Ainda assim, em 2003 a empresa conseguiu uma extensão a Lei de Direitos Autorais



2. Novas adaptações ao Mickey


Uma nova produção cinematográfica inicia a liberdade de domínio: o filme Mickey Mouse Trap. A obra é dirigida por Jamie Bailey com lançamento para março deste ano. No entanto, diferente do personagem infantil, a nova produção traz temas voltados ao terror e à comédia. 



3. Ursinho Pooh também mudou


Um outro caso semelhante foi o do Ursinho Pooh, criado por Alan Alexander Milne. Atualmente, os direitos autorais estão sob domínio da Disney com personagens mais recentes, como o Tigrão.


Em 2022, uma obra do gênero de terror surpreendeu os fãs do ursinho. Dirigido por Rhys Frake-Waterfield, o filme Ursinho Pooh: Sangue e Mel  tem um enredo muito diferente das histórias reflexivas do personagem original.




Desdobramentos do domínio público


O tema é muito interessante e abre portas para um debate bem abrangente sobre direitos autorais. Por isso, a Septem conta com treinamentos exclusivos sobre o assunto para você dominar o tema!


  • Propriedade Intelectual com Maurício Tavares

  • Direito Corporativo e Mercado de Cinema com Danilo Takaesu


Se você ainda não faz parte, registre-se na plataforma para um teste grátis! Ao finalizar o seu ingresso, você terá acesso a esses e +200 outros conteúdos:




Até mais 👋


Comments


bottom of page