top of page

Feliz dia das mulheres, profissionais do Direito

O dia 8 de março comemora um dia especial para as mulheres. A data foi criada em 1917, porém somente oficializada na década de 1970. No Direito, a maior parte dos profissionais são mulheres e sua atuação é imprescindível.




Mulher caucasiana segurando prancheta em ambiente de trabalho



Segundo o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), as mulheres representam mais de 50% dos advogados no Brasil. Para ter uma noção, a OAB afirmou que são mais de 630 mil mulheres a exercer a profissão no país.


Como maioria, as mulheres têm um papel fundamental na atuação jurídica. Aqui no blog, temos um artigo completo sobre a história da mulher advogada no Brasil.





O dia das mulheres: no Brasil e no mundo


É possível que você já tenha visto em algum lugar sobre a origem da data. O dia 8 de março foi escolhido como homenagem às operárias que perderam sua vida em protesto em Nova York.


Então, destacar aqui a atuação das mulheres operadoras do Direito é muito importante. Além da função social da mulher, sua importância no mercado de trabalho remete à origem da data.


Somente após cerca de 60 anos das primeiras propostas, a ONU oficializa a data em 1975.





5 mulheres para se inspirar


Sabendo disso, o que não falta são figuras femininas para nos inspirar. Nós destacamos 5 mulheres que já passaram por aqui para você acompanhar (e se inspirar):




A Ana Paula já foi eleita duas vezes como melhor advogada do mundo, e contou sua trajetória em uma mentoria exclusiva por aqui. Só para ter uma noção, ela passou por Harvard e atuou como advogada na Bélgica e no Levy & Salomão. 


Ela também passou conselhos valiosos para quem ainda está na faculdade e quer se destacar desde cedo.





A profissional com mais de 30 anos de experiência, é destaque na área imobiliária e consumerista. 


Em sua carreira profissional, é pós-doutora em Direito, professora acadêmica e advogada- sócia da Moreno, Lima, Da Mata e Santoro Advogados Associados. Na Septem, a Fátima ministra o curso Direito do Consumidor, que está imperdível!





A Carla Marshall é uma grande advogada com décadas de experiência profissional.


Como membro da Comissão de Direito Econômico da OAB/RJ, Carla é autora de diversas obras nas áreas de Direito Empresarial, Constitucional, Econômico, Consumidor e Concorrência.


Além disso, é também professora acadêmica e pós-doutoranda em Direito na UFF. Sendo também co-líder do Grupo de Pesquisa em Direito Econômico, Propriedade Intelectual e Sustentabilidade.


Inclusive, você pode assistir a aula inaugural grátis no nosso canal do Youtube clicando aqui.





A advogada tributarista, sócia de escritório e diretora na OAB/GO Fernanda Terra foi a quarta convidada do SeptemCast, nosso podcast jurídico.


Durante o episódio, batemos um papo sobre uma série de assuntos de expertise da Fernanda - entre eles, a experiência feminina na advocacia. Ela contou um pouco sobre as diferenças de tratamento que sente e sua opinião sobre os avanços que ainda devem ser feitos.


Clique aqui para assistir o episódio completo com a Fernanda!





Falou em soft skills, falou em Mafê Peroni!


A professora dos nossos cursos de Comunicação e Oratória e Inteligência Emocional - duas habilidades profissionais fundamentais no mercado jurídico - também produz muito conteúdo relevante em suas redes sociais.


Ela é especialista em Desenvolvimento Pessoal, palestrante, mentora, professora na Escola Conquer e também tem experiência no mercado jurídico como advogada e assessora.


Acompanhe a Mafê no Instagram para conferir um pouquinho do trabalho dela.






Aproveite essa data!


Mulheres, aproveitem essa data para comemorar sua excelência pessoal e profissional. O dia de hoje foi criado com o intuito de valorizar a atuação feminina no mercado de trabalho.


E se você é homem, valorize as mulheres ao seu redor - seja colega de trabalho, companheira e/ou familiares. Aqui na Septem, sabemos do valor da sua carreira profissional e o quão importante é aprimorá-la. Torne-se membro e tenha acesso às vantagens exclusivas:







Até mais 👋


Comments


bottom of page