top of page

Por que o mês de agosto tem 31 dias? A decisão jurídica que mudou nosso tempo

Na internet, todo mundo já sabe: agosto é o mês mais longo que existe. A percepção começou a circular nas redes sociais, mas você sabe como e porquê esse mês é diferente? A #SeptemExplica:



Calendário de agosto

Imagem: Kwangmoozaa | Getty Images/iStockphoto


O mês de agosto é diferenciado, já percebeu? O oitavo mês do ano tem 31 dias e quebra a lógica de meses alternados em 30 e 31. Com exceção do mês de fevereiro, os outros seguem essa lógica. Foi uma decisão jurídica que mudou o calendário, vamos entender:

O calendário romano


Para começar, o calendário no formato que usamos hoje em dia teve origem no século V a.C por decisão do Imperador romano, Júlio César. Ou seja, os 12 meses com 365 dias foram a forma de organizar o tempo de acordo com a posição dos astros através da lei.


Sendo assim, Júlio César criou o mês de julho em sua própria homenagem para alinhar um calendário anterior ao que usamos até hoje. Entendido, mas e o mês de agosto?

César Augusto: o agosto romano


Toda questão de alteração do calendário foi pauta dos imperadores por muito tempo. Naquela época, acompanhar as estações do ano era muito importante para o cultivo das plantas e outras atividades econômicas e culturais. Então, César Augusto, sucessor do imperador Júlio César, toma a decisão de criar o mês 8.


Como já podemos prever, agosto recebe esse nome como homenagem ao imperador César Augusto e tem 31 dias porque 1 dia foi retirado de fevereiro 🤯


Respondemos duas perguntas em uma só: fevereiro tem 28 porque tiraram 2 dias de lá (1 para julho + 1 para agosto) e agosto tem 31 dias também por isso. Essa também foi uma forma de contar as estações considerando o ano dividido em 4 fases.



Nossa percepção de tempo mudou com a lei


Sabendo das decisões jurídicas adotadas no Império Romano, conseguimos entender os motivos de termos a impressão de que agosto é muito mais longo que os outros meses do ano.

Por serem meses consecutivos com 31 dias, podemos imaginar que o tempo está passando muito mais devagar e não haja salário que resista, né? Somente com uma boa organização financeira para resistir a essa dupla antiga que nos acompanha até hoje.

Interessante, não é mesmo? Para vencer agosto com dinheiro no bolso, não deixe de conferir nossas dicas sobre controle e planejamento financeiro na mentoria Como organizar suas finanças pessoais com Araceli Thomaz na nossa plataforma.


Esperamos que você tenha gostado, até mais 👋


Comments


bottom of page