top of page

Os benefícios da terceirização do peticionamento

Como lidar com tantas demandas na Advocacia Moderna?


A Coluna do Membro de hoje, com Jéssica Duarte, fala um pouco mais sobre uma ótima estratégia para equilibrar a rotina profissional jurídica: a terceirização dos peticionamentos.



Homem de terno gesticulando em frente a um notebook, com papel acima da mesa.



Como profissional e pensando em resguardar o lado pessoal, que reflete diretamente na rotina de trabalho você tem buscado alternativas para se organizar melhor e oferecer um serviço com mais qualidade?


Este texto esclarece um pouco sobre esta possibilidade. e traz uma importante estratégia de equilíbrio de demandas





A advocacia tradicional


Já se foi o tempo dos advogados “tradicionais”, sendo estes, atualmente, conhecidos como os que possuíam (ou talvez ainda possuam) a mentalidade de:


  • Se formar na faculdade

  • Obter aprovação na prova da Ordem, para então

  • Abrir um escritório de advocacia (sozinho ou com um sócio) tendo como demanda, apenas: o atendimento ao cliente, a elaboração da petição para dar ingresso a uma determinada ação e a realização de audiência.


E, mais antiquado ainda: aguardar em seu escritório a chegada de uma nova

oportunidade.





A advocacia moderna


Atividades como acompanhamento de prazos, controle de andamento de processos, atendimento ao cliente e a captação de cliente mudaram muito.


Portanto, o profissional que ganha destaque no momento presente é aquele que demonstra autoridade principalmente em redes sociais, disseminando o seu conhecimento e mostrando para as pessoas que ele possui a ferramenta necessária para resolver os problemas delas.


E, ainda, tarefas como: gerenciamento de marketing, participação em audiências, elaboração das peças processuais, entre tantas outras atividades inerentes a profissão, trazem um novo modelo de advocacia, podendo ser chamado de: Advocacia Moderna.


Ou seja: o advogado atual entende, de uma vez por todas, que deve se portar e encarar a advocacia como um empreendedor/empresário, enxergando o seu escritório como um negócio. Ao contrário disso, dificilmente se consolidará no mercado.





Visão empreendedora da advocacia: delegando funções


Para tanto, de modo que haja:


  • A expansão da advocacia

  • Organização de trabalho e tarefas

  • Atendimento personalizado e de qualidade

  • Crescimento contínuo da sua marca

  • Satisfação do cliente


E, por fim, o êxito do advogado, tanto profissional como financeiramente, delegar algumas atribuições para parceiros aptos a desenvolvê-las de forma especializada e célere é primordial.


Delegar tarefas é uma atitude e atributo de um profissional visionário: aquele que tem como objetivo o crescimento de sua marca no mercado jurídico, buscando ser referência naquilo que faz.


Afinal, é humanamente impossível uma só pessoa realizar diversas atribuições ao mesmo tempo, com a qualidade desejada para obtenção de sucesso.





O advogado moderno equilibra sua rotina profissional


Quando um profissional se vê, por exemplo, necessitando realizar diversas audiências no mesmo dia em que precisa peticionar em processos que estejam com prazo aberto e expirando, é necessário buscar auxílio de maneira a não pôr em risco os direitos de um cliente que lhe confiou sua demanda.


Assim surge a terceirização de petições: segmento da advocacia desenvolvido por profissionais da área jurídica (advogados e bacharéis) que tenham uma afinidade ou especialidade em alguma área do Direito.


O propósito é de “cuidar” do peticionamento do escritório deste profissional, que se encontra sobrecarregado pela imensidão de atividades que a gestão e o operacional da Advocacia Moderna demanda.





Benefícios da terceirização de petições



  1. Estilo de trabalho


Como já citado nesse texto, é impossível ser bom em tudo. Muitos profissionais jurídicos têm um perfil mais dinâmico e preferem realidades que lhes coloquem em movimento, como a realização de audiências.


Nesses casos, a terceirização de petições é muito bem-vinda, já que costuma ser desenvolvida por profissionais que possuem maior habilidade com a pesquisa, a leitura, a escrita e a organização interna ferramentas de trabalho mais "monótonas" do dia a dia jurídico.



2. Vantagens financeiras e administrativas


No que diz respeito a questão financeira, contratar o serviço de um profissional capacitado e que desenvolva de forma exclusiva a atividade de peticionamento costuma ser bem mais rentável.


Levando em conta:


  • O tempo desprendido e o valor investido nessa atividade (caso quem a desenvolva seja o próprio advogado) ou

  • As questões trabalhistas envolvidas e o tempo de treinamento (caso quem a desenvolva seja um novo profissional/estagiário),


A terceirização do peticionamento acaba sendo mais vantajosa.



3. Vantagens técnicas


Advogados Peticionantes, por força do hábito, possuem um feeling para as melhores e mais persuasivas argumentações. Além disso, estão sempre antenados em relação às mudanças legislativas e posicionamentos jurisprudenciais e doutrinários (suas ferramentas diárias de embasamento de tese).


Logo, pontos como estes devem ser considerados ao optar por alternativas que visem desafogar a rotina da advocacia.





Equilíbrio, sucesso e saúde mental


Por fim, é importante lembrar que: para que um dia se torne grande, tudo precisa começar pequeno. Não há para onde fugir, realizar uma tarefa de cada vez é necessário no que tange a prestação de serviços com qualidade e eficiência.


Diante das contrariedades da vida e dos excessos de trabalho, é possível realizar pausas para cuidar da saúde como um todo, sem precisar abrir mão do propósito de galgar o crescimento profissional.


Não há problema algum em reconhecer que não damos conta de tudo. Por isso, ter apoio e suporte em determinadas tarefas é primordial para a nossa expansão, tanto na vida pessoal quanto na profissional (já que uma reflete na outra).


Saúde mental importa, e somente com ela em pleno funcionamento, vivendo o indivíduo em estado de bem-estar, é possível alcançar grandes aspirações.





Quem é a autora?


Retrato de Jéssica Duarte, mulher caucasiana, centralizada.

Jéssica Duarte é:


  • Advogada e Consultora;

  • Especialista em Inventário, Contratos Imobiliários e Elaboração de Petições Cíveis;

  • Empreendedora no Agiliza Petições, empresa especializada em elaboração de petições cíveis;

  • Jusbrasil: Jéssica Duarte - Advogada Extrajudicial e Peticionante

  • LinkedIn: Agiliza Petições





Coluna do Membro


Esse texto faz parte da Coluna do Membro: projeto da Septem que coloca a sua expertise em evidência aqui no nosso Blog - e ainda traz informação para a nossa audiência.


Quer participar? Envie seu texto para a Septem clicando aqui.


E para fazer parte da nossa família e ter acesso completo aos +200 conteúdos disponíveis na nossa plataforma, networking com +5.000 membros e vagas exclusivasclique aqui.



Até a próxima 👋

Comments


bottom of page