Na Coluna do Membro de hoje, a advogada Mariana Kretli fala um pouco sobre os aspectos emocionais, como o medo, que podem estar travando a sua atuação profissional. Vem conferir:
Olá! Meu nome é Mariana Kretli, sou advogada, especialista em registro de marcas e incentivadora do empreendedorismo. No artigo de hoje a minha missão é te mostrar:
Você é capaz de criar conteúdo no Instagram e encontrar clientes;
Que você ainda não está fazendo isso, porque está com medo do julgamento, acontece que só você está se julgando; e
Que é possível contornar esse MEDO.
À propósito, quero contar com a sua ajuda! Ao final desse conteúdo, se eu tiver atingido meu objetivo - e te ajudado de alguma forma - me conta, tá bom?
Um belo dia você levantou cedo, estava com insônia, seu estomago se revirava, havia um nó na sua garganta, você sabia que a qualquer momento sairia o resultado da 2ª fase da prova da OAB.
Nesse dia, quando a lista foi publicada, você juntou toda a sua coragem e foi buscar o seu nome dentre aquele mar de pessoas estranhas. Finalmente, após poucos segundos, seus olhos bateram naquele nome que é tão conhecido, que nem precisava de esforço para saber que era o seu.
Mesmo assim, não parecia verdade. Você limpou os olhos para ver se estava enxergando bem e gritou para todos escutarem: você foi aprovado no Exame da Ordem e seria advogado.
De lá pra cá, todos os dias da sua vida, cada decisão se mostrou crucial, afinal, ao colocar o pé no caminho que escolheu, você teria que dar conta do recado. Não havia outra opção, ou vai ou vai, o dinheiro do mês depende disso, seus clientes dependem disso.
Quando você se tornou advogado, você tinha grandes ideias, projetos geniais e um plano perfeito. Os dias se passaram e nada do que você tinha certeza que faria, foi colocado em prática. Os dias se passaram e a segunda-feira era igual à terça, que era igual à quarta, que era igual à quinta e você vivia um ciclo vicioso de cumprimento de prazos sem fim e um caixa extremamente limitado.
Será que era isso que você queria pra sua vida?
As dúvidas começaram a surgir, o medo começou a bater, a incerteza, a síndrome do impostor, tudo isso virou visita frequente...
Dentro dessa realidade, você percebeu que precisava inovar, tomar atitudes diferentes, lançar novos projetos, ir por outros caminhos e se fazer mais presente. Ao pesquisar, todos na internet diziam que você deveria estar posicionado no digital e então você travou. Como que dá conta de tudo isso? E ainda me querem presente nas redes sociais?
Aqui vai a primeira lição desse artigo: você NÃO PRECISA dar conta de tudo isso de uma vez só. Faça um planejamento, veja quais são as prioridades e vá colocando em prática uma de cada vez, de acordo às suas necessidades.
Quando você perceber que o tempo que você perde fazendo algo, está muito oneroso, terceirize.
Tenho um lembrete: o mundo NÃO VAI acabar amanhã, vai dar tempo de ajeitar tudo isso!
Acontece que é nesse momento que a gente cai no tema principal desse artigo. Você precisa colocar em ação o seu posicionamento no digital, mas você começa a postergar. Sabe o que te faz enrolar tanto para colocar seus planejamentos em prática?
Não é preguiça, não é falta de conhecimento, não é a ansiedade, não é o TDAH… É o MEDO, é o seu EGO preocupado.
Agora chegou o momento de desmistificar isso que está te travando!
Presta bastante atenção: TODO MUNDO SENTE MEDO. As pessoas que você mais admira no mundo sentem medo, Joel Jota sente medo, Nelson Willians sente medo, seus pais sentem medo, seus amigos sentem medo, eu sinto medo…
Medo do julgamento
Medo de não dar certo
Medo de falhar
Medo de aparecer
Medo de não ser boa o suficiente…
O medo não é ruim, o medo é o único sentimento que faz você evitar coisas arriscadas de forma desnecessária. O medo é um sentimento que garante a sua sobrevivência!
Acontece que a diferença entre o remédio e o veneno, é a dose. O medo comedido te ajuda, o medo excessivo te para. Por exemplo: se você tem medo de errar, o medo comedido vai fazer com que você estude mais, busque orientações e direcionamento; enquanto o medo excessivo vai te fazer desistir.
Entende o “X” da questão?
Por isso, sempre que você sentir receio, a primeira coisa a se fazer é trazer para o racional e pensar se é medo comedido ou medo excessivo. É sempre importante lembrar que o nosso cérebro tende a nos manter dentro da nossa zona de conforto, por isso sempre iremos considerar primeiro o que pode dar errado. Acontece que a grande maioria dessas hipóteses são invenções com uma possibilidade extremamente remota de acontecer e é aí que temos que agir novamente.
A outra atitude que devemos tomar em situações como essas é listar os pontos positivos que aquele projeto pode trazer e se apegar a isso. Sempre que o ponto negativo vier, você recorre à lista dos pontos positivo e mantém o foco.
Exemplos: O seu posicionamento no digital será um canal para novos clientes, será uma forma de demonstrar a sua autoridade, será uma forma de criar uma conexão com seus clientes e fidelizá-los, dentre tantos outros motivos.
O principal motivo que nos estagna é o medo do julgamento, porque ele atinge diretamente o nosso ego, acontece que esse tipo de medo é o que mais devemos ignorar. Pensa comigo:
Você teve uma ideia, você traçou o plano pra ela funcionar, você sente no seu íntimo que é o correto a ser feito. Por que que a opinião de um terceiro é tão importante a ponto de te fazer desistir de algo tão incrível? O seu feeling vale MUITO, não ignore a voz da sua alma, muitas vezes o seu diferencial está exatamente nisso!
E quer saber mais? O julgamento NUNCA vem de alguém que está acima de você, na verdade, aqueles que estão acima de você, vão sempre te INCENTIVAR.
Quem te julga, geralmente está abaixo, está lá parado, nunca tentou nada novo, nunca ousou, nunca colocou nada em prática e aí, como ele não tem coragem de fazer, fica por aí julgando os outros. Tem certeza que a opinião dessa pessoa precisa ter esse peso todo?
E digo mais, aqueles que estão no mesmo barco que você, buscando crescimento, desenvolvendo novas ideias, entrando no digital, simplesmente não ligam pra você, porque estão focados no plano DELES. Então lembre-se sempre que você não é o centro das atenções e que a vida está acontecendo para as outras pessoas também.
Cale o seu ego, cale a síndrome do impostor, cale a sua mente preguiçosa, SAI DESSA ZONA DE CONFORTO MEDÍOCRE e DÊ O PRIMEIRO PASSO. O seu eu do futuro vai agradecer muito pela coragem que você está tendo agora, a sua advocacia PRECISA DISSO.
Então, nesse exato momento, analise seus projetos, seus sonhos, suas vontades, faça as considerações necessárias, veja em que você deve focar e faça acontecer. Você tem um mundo de oportunidades!
E para te ajudar com o digital, siga esse checklist aqui:
Identifique exatamente quais os serviços você presta;
Anote as características do seu cliente ideal. É homem ou mulher? Pessoa física ou jurídica? Qual classe? Qual idade? Quais os objetivos desse cliente quando ele te contrata? Por que ele deve te contratar e não contratar outro profissional? Anote todas as informações que você conseguir;
Anote toda a sua história e destaque os pontos mais relevantes que te fizeram escolher a advocacia e a área que você atua hoje;
Compartilhe tudo isso no seu Instagram de forma estratégica e sem ferir o Código de Ética;
Lembre-se: opinião boa, é dica construtiva. Julgamento alheio é só falação desnecessária.
Quando você chegar lá, vão dizer que foi sorte. Eu te digo desde já, não foi sorte, foi DECISÃO.
E se eu puder te dar mais uma dica para melhorar seu posicionamento nas redes sociais, diria para você seguir @kellybasso, @mariaeduardasv, @advogandocomjuliana e @giovanapiacentini_.
2024 chegou e só existe uma coisa capaz de fazer esse ano ser diferente de todos os outros: suas escolhas.
Boa sorte!
Quem é a autora?
Mariana Kretli é:
Advogada especialista em registro de marcas
Pós-graduada em Propriedade Intelectual
Empresária e fundadora da primeira empresa de registro de marcas do extremo sul baiano
Instagram: @marianakretli; LinkedIn: Mariana Kretli
Coluna do Membro
Esse texto faz parte da Coluna do Membro: projeto da Septem que coloca a sua expertise em evidência aqui no nosso Blog - e ainda traz informação para a nossa audiência. Quer participar? Envie seu texto para a Septem clicando aqui.
E para fazer parte da nossa família e ter acesso completo aos +200 conteúdos disponíveis na nossa plataforma, networking com +5.000 membros e vagas exclusivas, clique aqui.
Até a próxima 👋
Comments