top of page

Influenciador Júlio Cocielo pode ser condenado por racismo: entenda o caso

O MPF requer a condenação do influenciador digital e humorista Júlio Cocielo, pelo crime de racismo em postagens feitas por ele em 2018. Não sabe o que tá rolando e quer entender o caso? A #SeptemExplica:



Júlio Cocielo em frente às câmeras, no centro da imagem, em vídeo de desculpas.

Cocielo em vídeo de desculpas, publicado em seu canal do Youtube.



Quem é Júlio Cocielo


Júlio Cocielo, de 30 anos, é youtuber, influenciador digital e humorista desde 2011. Ele acumula mais de 23 milhões de inscritos no Youtube e mais de 25 milhões de seguidores nas redes sociais.




O que aconteceu


Na quarta-feira de ontem, o Ministério Público Federal pediu a condenação do influenciador Júlio Cocielo por conta de postagens consideradas racistas em seu perfil no Twitter. Os tuítes foram feitos entre 2011 e 2018 e, a exemplo do post abaixo, continham mensagens como “Nada contra os negros, tirando a Melanina” e “O Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas, mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros".



Print de uma postagem do influenciador Júlio Cocielo no Twitter, em 2018.

Imagem: Reprodução.



Racismo ou liberdade de expressão?


O processo, ajuizado em 2020 pelo Ministério Público de São Paulo, correu em sigilo de justiça até dezembro do ano passado. O argumento da defesa do influenciador era de que ele estava exercendo sua liberdade de expressão enquanto humorista. No entanto, quando as postagens viralizaram na internet, Júlio apagou mais de 50 mil tuítes e veio a público se desculpar pelo conteúdo – dando o entendimento ao MPF da intenção criminosa no momento da postagem.


Confira o processo na íntegra sob o número 5004030-42.2022.4.03.6130.




O que diz o MPF


Nas palavras do Procurador João Paulo Lordelo, responsável pela ação do MPF: "Ainda que o réu seja humorista, não é possível vislumbrar tom cômico, crítica social ou ironia nas mensagens por ele publicadas. Pelo contrário, as mensagens são claras e diretas quanto ao desprezo do réu pela população negra.”




Lei 7.716/89


O crime pelo qual o influenciador responde é o de racismo, presente no artigo 20 da lei 7.716/89. A lei prevê pena de até 5 anos e, nesse caso, a pena pode ser aplicada a cada postagem separadamente. 




Curte Direito Penal?


Se você se interessa pela área criminal, não falta conteúdo aqui na Septem pra te ajudar a ingressar nesse mercado! Estão disponíveis na plataforma os cursos Direito Criminal I - Advocacia na Prática, com Matheus Braga, e Direito Criminal II - Execução Penal, com Pietra Rangel.


Além disso, temos uma aba completa de mentorias em Direito Criminal, com os mais variados temas!





Até a próxima 👋


Σχόλια


bottom of page