top of page

Holding em Planejamento Patrimonial: redução tributária e facilidade na sucessão

O Planejamento Patrimonial tem ganhado muito destaque no cenário jurídico, e uma das formas mais eficientes de organizar o patrimônio e reduzir impostos é a holding. Ou seja, o serviço perfeito para vender para o seu cliente! Por isso, te convidamos a conhecer nosso lançamento de hoje e se aprofundar no assunto:



Imagem parcial de um notebook com uma mão escrevendo num caderno ao lado


Você deve lembrar do caso da atriz Larissa Manoela, que deu o que falar no ano passado e envolvia a holding que ela mantinha com seus pais. Inclusive temos um artigo aqui no blog contando tudo sobre o caso! 


Mesmo que todo o bafafá estivesse centralizado na atriz, quem estava por trás da estratégia era o corpo jurídico da família. Ou seja, o advogado é uma figura central neste tema que tem grande importância prática. Saiba mais:




Qual a importância de planejar o patrimônio?


Já dizia o meme: quase toda família tem aquela discussão sobre quem vai ficar com o terreno da vó. Esse é um problema que atinge muitos patrimônios familiares - e empresariais.

Uma das formas de evitar este tipo de conflito e acelerar o processo de herança é através do planejamento patrimonial, e a holding é uma das ferramentas muito importante nesse esquema.


O planejamento patrimonial tem dentre suas finalidades:



1. Continuidade dos negócios familiares


Existem diversas modalidades de planejamento patrimonial, tendo como destaque o planejamento familiar e sucessório. Em casos de negócios familiares, a organização estratégica dos bens com o titular ainda em vida facilita a administração após o falecimento.



2. Redução de cargas tributárias


Outro ponto muito interessante é a possibilidade de otimizar os tributos. Por exemplo, em caso de aluguel de imóveis, os tributos ficam entre 11% e 13% da renda caso estejam em nome de holding familiar.




As vantagens da holding familiar


A holding é uma empresa que administra os bens de uma pessoa física. Normalmente, possui mais de um responsável que possui sua parcela como sócio. É isso que aconteceu no caso da Larissa Manoela e é uma ótima forma de organizar os patrimônios.




Holding familiar e Planejamento Patrimonial


Hoje acontece o nosso primeiro encontro no curso inédito de Holding familiar e Planejamento Patrimonial com o advogado Rodrigo da Mata.


Rodrigo é advogado e sócio no Moreno, Lima, Da Mata e Santoro Advogados Associados e Vice-diretor da Diretoria de Igualdade Racial da OAB/RJ. 


Vamos entender na prática acerca de pontos muito importantes para o planejamento estratégico, como:


  • Breve retrospectiva do patrimônio no Ordenamento Jurídico Brasileiro

  • A holding como ferramenta

  • As vantagens da holding familiar

  • Elisão, Elusão e evasão fiscal

  • Gestão patrimonial e Holding familiar


E vários outros assuntos!




Acesse o curso


Esse curso, assim como os nossos +200 conteúdos disponíveis na plataforma, é exclusivo para membros. Além do conteúdo, os membros têm acesso a vagas exclusivas e networking com profissionais com muitos anos de experiência!


Torne-se membro agora e impulsione sua carreira



Até a próxima 👋


Comments


bottom of page