top of page

Direito Previdenciário: o que é e onde encontrar cursos na área

Atualizado: 3 de abr.

Já ouviu falar na carreira de advogado previdenciarista – ou previdenciário? No post de hoje da nossa série sobre carreiras jurídicas, você vai entender o que faz, quanto ganha e como se tornar um advogado previdenciarista!




Fachada da Previdência Social


A advocacia na área previdenciária tem crescido muito nos últimos tempos, chamando a atenção de muitos profissionais. 


Essa é uma carreira flexível, que não costuma vir acompanhada da correria de fóruns e audiências judiciais. Além disso, os atendimentos na área costumam acontecer com hora marcada, deixando o advogado com mais tempo livre para se aperfeiçoar.


E se o horário flexível ainda não te conquistou, saiba que essa é uma área que também exige um baixo investimento inicial. Os escritórios previdenciários não costumam ser de muito luxo, uma vez que o público-alvo normalmente é de baixa renda.


Mas afinal, o que é essa carreira? E como se especializar para entrar nesse mercado? A Septem te ajuda:





ÍNDICE 






  1. O que é o Direito Previdenciário?


O Direito Previdenciário é um ramo do Direito que trata das normas e princípios que regulam a seguridade social. Ou seja: as regras que garantem proteção aos trabalhadores e seus dependentes em situações de incapacidade, velhice, desemprego, entre outras contingências sociais.


Ele engloba questões relacionadas à Previdência Social, como aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade, entre outros direitos previdenciários.





2. O que faz um advogado previdenciarista?


Entre as principais atividades de um advogado previdenciarista, estão:


  • Orientar e representar os segurados em processos administrativos junto ao INSS para concessão de benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões e auxílios;


  • Atuar na defesa dos interesses dos segurados em processos judiciais relacionados a questões previdenciárias;


  • Analisar situações específicas dos segurados para identificar os benefícios previdenciários aos quais têm direito;


  • Prestar consultoria jurídica em questões previdenciárias, esclarecendo dúvidas e orientando sobre direitos e deveres previdenciários.


Em resumo, o advogado previdenciarista trabalha para garantir que os segurados recebam seus benefícios previdenciários, atuando tanto na esfera administrativa quanto na judicial, quando necessário.





Print da plataforma da Septem Capulus, ilustrando os conteúdos em Direito Previdenciário




3. Planejamento previdenciário: o que é e para quem serve?


Um dos serviços oferecidos por um advogado previdenciarista é o planejamento previdenciário, que consiste em analisar a situação individual de uma pessoa em relação aos seus direitos e benefícios previdenciários.


O objetivo do planejamento previdenciário é garantir que o seu cliente consiga a maior quantidade de benefícios possível, de forma legal e estratégica.


Durante o planejamento previdenciário, são considerados diversos fatores, como:


  • O histórico de contribuições previdenciárias;

  • Idade e tempo de contribuição;

  • Expectativa de vida;


Entre outros! Com base nessa análise detalhada, o profissional previdenciário poderá orientar o segurado sobre as melhores estratégias para alcançar uma aposentadoria mais vantajosa e adequada às suas necessidades.





4. Cursos e Mentorias em Direito Previdenciário


Que a advocacia previdenciarista é vantajosa e garante muitos clientes, você já entendeu. Mas como – e onde – se especializar na área?


Aqui na Septem você aprende a prática da advocacia nessa área, com profissionais experientes e que vivem do que ensinam. Vem conferir:




Nesse curso, o professor Lucas Costa – especialista em Direito Previdenciário e conselheiro do Conselho de Recursos da Previdência Social – traz uma perspectiva ampla sobre um dos temas centrais em previdenciário: as aposentadorias.


Para além do pano de fundo teórico, analisamos as oportunidades de mercado para o advogado, exemplos práticos e várias discussões atuais sobre o tema.




Também guiado pelo professor Lucas Costa, a segunda parte do nosso curso de Direito Previdenciário te ensina a revisar todos os possíveis erros nos processos concessórios de benefícios.


Essa análise minuciosa acontece em etapas (todas ensinadas no curso) e é fundamental para garantir que o seu cliente receba todos os seus benefícios de direito.




Nosso professor guiou ainda dois estudos de caso em previdenciário por aqui!


Durante esses eventos, os membros levam casos reais de sua prática profissional para serem coletivamente analisados junto ao professor.


A troca acaba sendo muito proveitosa, porque além de ter a sua dúvida respondida, os membros têm a chance de analisar casos práticos enquanto mentorados por um especialista.




Recebemos também a advogada e especialista em Direito Previdenciário, Amanda Kravchychyn, para bater um papo sobre a trajetória e o mercado nessa área. 


Durante a mentoria, ela deu dicas valiosas sobre a atuação prática, desde o preventivo até o contencioso.






Seja membro


Todos esses conteúdos, assim como +200 outros, estão disponíveis na plataforma exclusiva para membros Septem.


Ao se tornar membro da Septem, você tem acesso a:


  • Conteúdo prático e atualizado, com novos conteúdos toda semana

  • Contato com profissionais referência no mercado

  • Networking com +5.000 profissionais em +15 países

  • Vagas exclusivas oferecidas por empresas parceiras

  • Serviço gratuito de revisão de currículo e análise de LinkedIn


E muito mais!






Sua carreira de sucesso te espera daqui 🚀


Comments


bottom of page