top of page

Tudo culpa do estagiário: 3 dicas práticas para você se destacar no estágio jurídico

É comum que nossa primeira experiência profissional dentro da área jurídica seja no estágio. Essa é a fase de aprender e colocar a mão na massa. Por isso, pode ser muito melhor sabendo o que fazer, não é mesmo? Por isso, paramos 3 dicas valiosas para você arrasar no estágio!


Estagiária sendo contratada

O estágio pode ser o terror ou o sonho de muitos estudantes, mas é uma parte muito importante nos cursos de Direito. Mesmo sendo um cenário novo para quem ingressa em uma faculdade, não há o que temer: esse é o momento de aprender a colocar em prática os conhecimentos teóricos.


O dia do estagiário: 18 de agosto


Quem nunca ouviu a piadinha de que só pode ter sido o estagiário? Existem muitas visões sobre a função ou desempenho nessa fase. Por isso, no dia do estagiário, separamos 3 conselhos para quem está começando:



3 segredos para quem está começando


1. Defina uma trajetória


Em todas as etapas da nossa vida profissional, ter uma trajetória é a forma mais eficaz de atingir os objetivos. Pensa comigo: se você não tem uma inspiração de onde quer chegar, como vai saber que está próximo? Por isso, antes de procurar um estágio, defina bem a área de atuação que deseja. Também é importante que tenha em mente suas experiências prévias na hora de formular o seu currículo. Não deixe de separar as suas experiências mais importantes relacionadas a área - mesmo que não sejam profissionais - como cursos complementares, congressos e eventos.


2. Estabeleça conexões


É nas nossas relações sociais que podem surgir oportunidades incríveis, isso se aplica ao mercado de trabalho também. Então, não deixe de se inspirar em profissionais que admira e conversar com eles. Não precisa ter medo, muitos entendem que o networking é uma etapa fundamental e que todo mundo começa de algum lugar.


As conexões podem ocorrer de forma presencial, indo a eventos e palestras, ou nas redes sociais, como o LinkedIn ou plataformas online. Não há regra, basta ter interesse em aprender!


3. Tenha em mente os seus valores


Para conseguir a oportunidade dos sonhos, muitas vezes precisamos abdicar de algumas coisas, como momentos com a família ou de lazer. Em muitos momentos, precisaremos escolher o que é prioridade para nós. No entanto, nossos valores são a base para o sucesso profissional. Estabeleça seus princípios, considerando que o Direito tem em seu fundamento a ética e o comprometimento com a justiça. Desse jeito, você se destacará no mercado de trabalho através da sua autenticidade. Seja você mesmo!



Estagiários de sucesso


A prova de que toda carreira bem sucedida começa de algum lugar é esse que vamos te contar. Imagine que ser efetivado no estágio, ir estudar em Harvard e depois trabalhar no Banco Mundial? Essa é a história de João Freitas, atualmente Consultor do Banco Mundial. João Freitas ingressou como estagiário no escritório Levy & Salomão Advogados onde foi efetivado por conta do seu desempenho. Também estudou em Harvard, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Hoje atua como gestor de integridade no maior banco internacional do mundo. Já pensou você vivendo uma trajetória como essa? Saiba que isso é possível!



Se interessou?


Aproveite seu momento de aprender e explorar todo o conhecimento acadêmico de forma prática agora. Temos uma mentoria inteira para você aprender os Passos para uma carreira de sucesso na advocacia com Leonardo Honorato, que está disponível na nossa plataforma. Não deixe de conferir e viver sua experiência!


Até a próxima! 👋


Comments


bottom of page