top of page

Desvendando os segredos do Planejamento Patrimonial e Holding

O planejamento patrimonial pode ser realizado em relação a bens familiares ou gestão empresarial através do holding. Quer entender de uma vez por todas os conceitos e tipos de holding? Vem com a gente que a #SeptemExplica:



Homem realizando um planejamento de holding familiar

Para começar, precisamos definir o que é holding e o que tem a ver com o planejamento patrimonial. O holding é uma empresa responsável por administrar outras sociedades e pode atuar no aspecto tanto familiar, quanto na gestão empresarial.

Vantagens do Holding familiar

Famílias com muitos bens ou bens de alto valor, buscam realizar um planejamento patrimonial com a criação de holding para garantir sua segurança na gestão dos bens. Nesse âmbito há muitas questões a serem exploradas, como a sucessão dos bens, doação em vida, análise de possibilidades como divórcio ou morte dos filhos, dentre outras.



O Holding no contexto empresarial Embora o holding familiar tenha ganhado destaque nos últimos anos, também é muito utilizado em questões empresariais, como sucessão de sócios e a segurança na administração do patrimônio.


Existem diferentes tipos de holding, cada um com características específicas. Dentre eles, destacam-se:


- Holding pura: Responsável pela administração de outras empresas, sem atividades operacionais próprias


- Holding mista: Atua como gestora de outras empresas, porém também exerce atividades operacionais


- Holding de controle: Esse tipo de holding possui 50% das ações de uma empresa, sendo permitido o controle sobre decisões e estratégias

- Holding de familiar: Utilizado para administração com facilidades na administração patrimonial e sucessão, além de benefícios fiscais


- Holding administrativa: Centraliza diversas empresas de um mesmo grupo a fim de facilitar a administração


- Holding de participação: Realiza a participação em outras empresas através de ações, buscando retorno financeiro sem controle total

Qual a vantagem do planejamento patrimonial? Não faltam casos de disputas familiares após a morte de um ente querido na família, com certeza você já deve ter presenciado uma situação como essa, né?

O planejamento patrimonial é uma forma de garantir a segurança dos bens, reduzindo os conflitos e encargos tributários. Seja no âmbito familiar ou empresarial, o profissional de Direito atuante nessa área deve ser capaz de analisar todas as possibilidades a fim de garantir a segurança dos ativos de seus clientes.

Bradespar: um caso de holding bem sucedido


A Bradespar é uma holding controlada pelo Banco Bradesco que tem se destacado por suas ações em empresas como a Vale. A valorização dos acionistas na empresa tem crescido atualmente com a valorização da mineração e proximidade do cenário econômico com a China.

Se interessou pelo assunto? Na Septem você fica por dentro do assunto com nossas mentorias especializadas no assunto. Contamos com o advogado Leonardo Tavares, sócio fundador da Michiles Tavares Advocacia Empresarial e Sócio fundador da Michiles Tavares Advocacia Empresarial (ABA), para entender como proteger ativos de maneira estratégica para otimizar a gestão de bens dos seus clientes.

Aproveite essa oportunidade única de aprender com um profissional de referência na área patrimonial. Não deixe de participar da nossa mentoria!



Até a próxima!

Comments


bottom of page