top of page

Descubra o significado por trás do dia do advogado: uma profissão em crescimento

No dia 11 de agosto, é comemorado o dia do advogado no Brasil. Uma das profissões mais antigas e prestigiadas do país tem sua homenagem nesse dia desde 1827. Vem que a #SeptemExplica:



Advogado com as mãos cerradas em frente a um contrato

A advocacia é uma das profissões mais conhecidas e, por muito tempo, considerada sinônimo de status por questões culturais. Vem entender o motivo para a criação da data e o cenário atual na profissão.

O surgimento dos cursos de Direito no Brasil

Durante o período colonial, famílias com mais condições financeiras costumavam enviar seus filhos para cursar o Ensino Superior na Europa, principalmente em Portugal. Junto com a Medicina e a Engenharia, o Direito era um dos focos para a viagem. A prática era costume até uma decisão do Imperador Pedro I em 1827 que determinou a criação das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil.


As faculdades seriam sediadas em São Paulo, com o curso Largo de São Francisco, e em Pernambuco, com a Faculdade de Direito de Olinda. A determinação foi criada no dia 11 de agosto de 1827 e esse é o motivo da data ser comemorada no Brasil.


Brasil: Líder mundial em advogados por habitantes


Um estudo realizado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) revelou que o Brasil é atualmente o país com mais advogados por habitantes do mundo. O que isso quer dizer? Ultrapassando a Índia, hoje, temos quase 2 milhões de profissionais, ou seja, para cada 164 habitantes, 1 é advogado.


Para entender as razões desse recorde devemos resgatar as tradições culturais do Brasil. O Direito possui diversas possibilidades de atuação e é opção de muitos estudantes nos 1.896 cursos disponibilizados no país, conforme dados divulgados pela OAB.



Como se destacar na carreira jurídica


Qualquer profissional que tenha contato com o mercado jurídico sabe que essa é uma área muito desafiadora e conseguir se destacar é uma dificuldade de muitos profissionais. São vários os motivos, desde a falta de direcionamento profissional até o conhecimento prático no Direito.


Descobrir o seu diferencial enquanto profissional se torna cada dia mais importante não só para crescer, mas, principalmente, alcançar seu espaço no mercado de trabalho. A verdade é que se você não se atualiza e se desenvolve, você fica para trás.

Por conta disso, para se destacar, é fundamental estar sempre atualizado com as principais notícias do Brasil e do mundo, estar também estudando questões técnicas, assim como habilidades fora do Direito e ser bem relacionado, com networking de qualidade.



Vamos comemorar!

Em homenagem a esse dia tão especial, a Septem desenvolveu um verdadeiro manual de instruções pra você que está iniciando na advocacia: esse manual é a IMERSÃO DE CARREIRA!


A Imersão de Carreira é um material completo pensado para te preparar para a advocacia desde o planejamento de carreira até a estruturação do seu negócio. Você vai aprender, na prática:


  • Como definir o seu nicho de atuação

  • Como se inserir no mercado após a faculdade

  • Quando e como precificar o seu serviço

  • Planejamento estratégico para prospecção de clientes

  • Passo a passo para um escritório financeiramente saudável

  • Como utilizar o networking para alcançar novas oportunidades


E muito mais!



Então, advogado/advogada, aproveite seu mês com bastante conhecimento e aprendizagem para continuar a defender a justiça. O advogado é essencial para a garantia dos direitos, no Brasil e no mundo. Feliz mês do advogado!


Até a próxima 👋


Comments


bottom of page