top of page

Como captar clientes na advocacia

Uma das maiores dúvidas de todo advogado iniciante é como conseguir clientes. Advogados com anos de carreira muitas vezes se fazem a mesma pergunta.


No post de hoje, trouxemos um caminho prático de 7 passos para prospectar e captar bons clientes:





Ilustração de computador com gráficos e anúncios




ÍNDICE






Se você está lendo esse post, já deve saber que a faculdade não te ensina a conseguir os seus primeiros clientes. Muito menos a continuar se reinventando e conquistando novos clientes depois de anos de profissão.


E é por isso que estamos aqui hoje: para te ensinar, em 7 passos, a prospectar, atrair e captar clientes todos os dias na sua advocacia. Vamos lá?






Marcando presença no seu círculo


Vamos começar lembrando que o básico ainda funciona. A indicação da sua tia, do seu primo ou do seu ex-colega de escola ainda é muito bem-vinda, e agrega confiança ao seu trabalho.


Por isso, não deixe que essas pessoas esqueçam que você é advogado (a).


Ao invés de fazer um perfil profissional separado nas redes sociais, com uma série de carrosséis estáticos sobre o seu tema de expertise, que tal produzir conteúdo jurídico para o seu perfil pessoal – que já conta com o seu círculo social?


A mídia humanizada é bem-vista nos dias de hoje, e o seu futuro cliente pode acabar se conectando mais com você tendo disponível o seu rosto e a sua rotina.






Networking jurídico


Ainda no seguimento da indicação, o networking com colegas de profissão é fundamental para conseguir clientes, firmar parcerias e participar de projetos que fortalecem o seu perfil.


Imagine o cenário: você é especialista em Direito da Família, foi a um congresso e fez amizade com um colega especialista em Previdenciário. No mês seguinte, o seu colega fez um planejamento previdenciário para uma cliente, que comentou que a filha estava se divorciando. Imediatamente o seu colega lembrou de você, e passou o seu contato para ela. 


Aí está o seu novo cliente, já com uma dose de confiança.


Dica: esse é exatamente o tipo de relação que incentivamos aqui na Septem. Nos nossos grupos de Networking, os membros se indicam, se contratam e se ajudam 24h por dia!






Banner institucional da Septem Capulus





Fortalecendo o seu perfil profissional


Antes de partir para estratégias mais agressivas de prospecção, é importante preparar o seu perfil para receber os seus novos clientes. Afinal, esse é o primeiro contato que eles terão com você – antes mesmo que você saiba.


Por isso, aqui vão algumas dicas para profissionalizar o seu contato:


  • Utilize o mesmo nome e sobrenome em todas as suas redes sociais (isso facilita a vida do seu cliente na hora de pesquisar sobre você);


  • Compartilhe as suas experiências e expertises nas redes, para que o seu cliente saiba que você é especialista;


  • Evite postagens polêmicas ou fotos muito casuais;


  • Se envolva em projetos que agreguem autoridade para o seu perfil, como a publicação de artigos e participação em eventos;


  • Certifique-se de que a sua plataforma de captação de contatos ofereça uma boa experiência para o seu cliente.






Marketing, Google Ads e Tráfego Pago


Agora que você já tem um perfil forte, vamos partir para as estratégias que te impulsionam para mais pessoas: os anúncios.


Muitos advogados têm medo de se aventurar nesse campo, por conta da regulação da OAB. Mas, sabendo os limites éticos, você pode se beneficiar muito dessas ferramentas!


Aqui vão algumas dicas de anúncios que funcionam para advogados e podem ser de baixo custo:


  • Google Ads: Patrocinar anúncios para palavras-chave relevantes relacionadas a sua área de atuação, como "advogado de família" ou "advogado trabalhista".


  • Tráfego pago: Utilizar plataformas como o Facebook, Instagram e LinkedIn e segmentar anúncios para um público específico com base em localização, interesses e demografia, em conformidade com o seu público-alvo.


  • Remarketing: Mostrar anúncios para pessoas que visitaram seu site anteriormente, se mantendo presente na mente dos potenciais clientes.


  • Publicidade em sites relacionados: Colocar anúncios em sites relacionados ao setor jurídico ou em blogs que abordam temas legais, alcançando um público já interessado na área.


Se você quer se aprofundar no assunto e aprender como utilizar essas ferramentas, como definir seu conteúdo e estratégias específicas, não deixe de conferir o nosso curso de Marketing Para Advogados com Eduardo Marcomim.






Inteligência Artificial


A IA não veio para tomar o seu trabalho. Ela pode te ajudar – e muito – no processo de captação e retenção de clientes, como por exemplo:


  • Na definição da persona do seu cliente, que ajuda a segmentar seus anúncios

  • Na análise dos dados das suas campanhas

  • Na a otimização da sua gestão de tarefas


Além de tantos outros micro aspectos na sua rotina profissional como um todo.


Inclusive, temos um post completo de dicas de ferramentas de IA para otimizar seu trabalho, que você pode acessar clicando aqui






Atendimento e pós-venda


Não ignore o tratamento do seu cliente se você quer ser indicado por ele. É fundamental oferecer um atendimento empático, humanizado e transparente sempre.


Em termos práticos, aqui vão algumas dicas:


  • Evite um juridiquês muito complicado na sua comunicação, especialmente se você atende clientes de baixa escolaridade.


  • Seja didático com o seu cliente na hora de orientá-lo, especialmente se este for o primeiro processo dele.


  • Peça o feedback do seu cliente, faça um acompanhamento da situação dele e demonstre disponibilidade para eventuais problemas futuros.


E, acima de tudo, seja ético e compreensivo com o seu cliente. Ele precisa saber que pode contar com você, e que você não enxerga o caso dele apenas através de cifrões.


Quer se tornar um expert em atendimento ao cliente? Confira o nosso curso Método Disney de Relacionamento com a especialista Camila Berni.






Banner institucional da Septem Capulus




Continue se desenvolvendo


Para cada um desses pontos, a Septem é sua fiel companheira! Por aqui você encontra conteúdos completos em prospecção de clientes, marketing, tecnologia, atendimento, gestão e tantos outros assuntos úteis para a sua advocacia.


O profissional que se destaca passa a ter clientes vindo até ele. E o profissional que se destaca é aquele que entende as demandas do mercado e está sempre se aperfeiçoando.


Clique no botão abaixo para se transformar nesse profissional:






Até a próxima 👋



Comments


bottom of page