Você com certeza já ouviu falar na capivara Filó. Mas se você ainda não entendeu o que rolou entre o “tutor” dela e o Ibama, a gente resume para você!
Fonte: Reprodução
Quem é Agenor Tupinambá?
Agenor Tupinambá é um influenciador Amazonense de 23 anos que tem milhões de seguidores nas redes sociais. Nesses perfis, ele viralizou ao postar sua rotina com uma capivara supostamente de estimação: a Filó. Nos vídeos, o Agenor mostrava as atividades dele com a Filó dentro de casa.
O início da disputa
Dois meses depois de viralizar na internet, o Agenor recebeu uma notificação do Ibama por suspeitas de maus tratos e exploração animal. Além de ter que apagar todos os vídeos, ele foi multado em 17 mil reais.
Depois disso, ele gerou uma comoção nas redes sociais, com direito a vaquinha online. O argumento era de que ele vivia no habitat natural da Filó, e não o contrário. Durante essa campanha, se envolveram também a deputada estadual do Amazonas, Joana Darc, e a ativista animal Luisa Mell.
Agenor x Ibama
No final de abril, a capivara foi entregue ao Ibama, para reintegração na natureza. O órgão argumenta que “por mais que se acredite estar ajudando um animal silvestre, dando comida e abrigo, é importante entender que essa atitude pode prejudicá-lo, pois reduz sua capacidade de sobrevivência na natureza”. Além disso, enquanto influenciador, o Agenor poderia estar incentivando o tratamento de animais silvestres como pets.
E qual é o final dessa história?
Com toda a repercussão do caso, o influenciador recebeu auxílio jurídico para recorrer à decisão. No último dia 30, o juiz do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região determinou que a guarda provisória da Filó fosse dada ao Agenor, até a soltura dela na natureza. Para conferir a decisão na íntegra, clique aqui.
E se você curtiu esse post, não deixe de conferir nossos outros posts sobre processos judiciais famosos aqui no blog!
Até a próxima!