top of page

Carreira Internacional: Conheça as diferenças entre Universidades na Europa e EUA

Estudar em uma Universidade Internacional faz parte do sonho de muita gente. Mesmo que o processo não seja nada fácil, conhecer as particularidades de cada instituição e seus processos seletivos ajuda bastante na hora de tentar a desejada vaga.


Mas você sabe quais as diferenças entre os processos na Europa e Estados Unidos? A #SeptemExplica:


Três alunos sentados  conversando na grama do campus universitário

Antes de explorar as diferenças entre as instituições europeias e americanas, temos uma grande novidade para você: a Caixa Surpresa. Em cada mês, traremos um tema diferente com conteúdos completos e dicas exclusivas. O tema que inaugura a caixa é a Carreira Internacional para te ajudar a decolar rumo aos seus sonhos.


Para estudar no exterior, um dos primeiros passos é decidir em qual local e instituição estudar, então vamos explorar as principais diferenças entre as universidades europeias e estadunidenses.


Defina seus Objetivos para uma Carreira Internacional de Sucesso


Na área do Direito, as principais oportunidades acadêmicas são o intercâmbio, LL.M e Juris Doctor. Para começar a planejar sua carreira internacional é preciso traçar bem os seus objetivos com base no seu momento acadêmico e sua experiência individual.


Você deve levar em consideração:


  • Seu nível de conhecimento no Inglês

  • Planejamento financeiro

  • Foco na especialização desejada

  • Tempo disponível para estudos


As Principais Diferenças entre as Instituições:


1. Foco na especialização


Basicamente, nas Universidades Europeias o foco é a formação específica desde o início. Já nos Estados Unidos, os cursos possuem duração maior e por esse motivo somente nos últimos anos, o aluno precisa se dedicar a focar seus estudos em um único tema.


2. Custos e adaptação


Existem distinções entre o ensino, mas principalmente sobre o estilo de vida na Europa e Estados Unidos. Um dos pontos é a linguagem, pela popularidade do inglês estadunidense e dos costumes, pode ser um pouco mais simples com relação ao sotaque em comparação a língua britânica.


Além disso, o custo de vida em países europeus é maior. No entanto, existem instituições gratuitas para moradores da União Europeia, o que não ocorre nos EUA. Na terra do Tio Sam, as universidades possuem um alto custo, mesmo nas instituições públicas.


Processos de Admissão para Universidades Internacionais


Os processos de admissão para as universidades norte-americanas e europeias possuem similaridades, como testes de proficiência e cartas de recomendação. No entanto, algumas universidades na Europa utilizam um sistema unificado para ingresso, como ocorre com o nosso SISU aqui no Brasil.


Encerrando sua Decisão: Europa ou Estados Unidos?


Agora que você conhece as principais diferenças entre os Estados Unidos e Europa, você estará preparado para escolher a melhor instituição. Enquanto na Europa, existe a vantagem de conhecer novos países pela facilidade geográfica, além do foco na especialização, os Estados Unidos apresenta uma ampla formação com maior duração de curso.


Conheça a nossa Caixa Surpresa


Para continuar sua jornada em direção a uma carreira internacional de sucesso, você pode saber muito mais com a nossa Caixa Surpresa. Nossa caixinha é pensada para ser mais que um conteúdo: ela é uma experiência! Todo mês você vai ter acesso a uma caixinha diferente, completamente temática, e com um conteúdo prático e funcional. Além do tradicional e-book, teremos sempre conteúdos extras interativos para te ajudar a colocar em prática tudo que aprendeu.


Tema de Setembro: Carreira Internacional


O Guia da Carreira Internacional é um verdadeiro manual de instruções pra você que tem interesse em estudar ou trabalhar fora do Brasil, desde as opções de cursos até o caminho das pedras para uma posição definitiva!


Na sua caixinha de setembro, você vai encontrar:


  • E-book Guia da Carreira Internacional

  • Lista de Universidades pelo Mundo

  • Checklist para preparar sua carreira internacional

  • Organograma de progressão das carreiras na ONU

  • Modelo de currículo em inglês

  • Dicas para processos seletivos internacionais

  • Planejamento Prático para sua Carreira Internacional


Tudo por um valor de lançamento IMPERDÍVEL, especialmente pensado para ser acessível: APENAS R$9,90!




Até a próxima 👋


Comments


bottom of page