top of page

Carreira internacional: as 5 etapas para um LL.M nos Estados Unidos

Se você sempre sonhou em estudar ou trabalhar no exterior, saiba que o processo é um pouco mais difícil do que os caminhos tradicionais brasileiros. Mas não é impossível e nesse post a #SeptemExplica o passo a passo para chegar lá. Vem com a gente:



Alunos jogando seus chapéus de graduação para o céu.

Mas o que é um LL.M?


Primeiramente, é importante que você entenda a diferença entre os títulos que você pode adquirir lá fora. O título de LL.M, ou Latin Legum Magister, é um título de Mestre em Direito. No entanto, na prática, ele funciona como uma pós-graduação. Entendido isso, vamos às etapas de admissão:



Etapa 1: Testes Padronizados (SAT ou ACT)


Essa primeira etapa funciona quase como o nosso tradicional vestibular. São testes de conhecimentos específicos em que você pode escolher entre 18 disciplinas para responder a questões.



Etapa 2: PROFICIÊNCIA EM INGLÊS (TOEFL ou IELTS)


Esse é o momento em que eles vão avaliar o seu grau de domínio da língua, também por meio de um teste. O modelo mais famoso nesse caso é o TOEFL, que atesta que você está pronto para se comunicar em inglês. Não subestime essa etapa: entender a língua é fundamental para fazer bom proveito do curso e conseguir criar conexões com os colegas!



Etapa 3: ANÁLISE DE CURRÍCULO


As universidades americanas levam em consideração o seu currículo e experiências, tanto profissionais quanto acadêmicas. Por isso, nesse momento, é importante ter um currículo bem recheado e bem organizado. Se você já é membro Septem, não deixe de solicitar a sua revisão de currículo antes de passar por essa etapa, hein?



Etapa 4: CARTA DE RECOMENDAÇÃO


Essa é outra etapa importante para as universidades americanas! O que as universidades procuram entender aqui é o seu nível de capacidade de networking e de estabelecer boas relações profissionais. Por isso, escolha um profissional próximo, que saiba escrever sobre você com certo nível de detalhes, como um orientador da faculdade, por exemplo.



Etapa 5: ESSAYS


Essa é uma etapa de redação, em que você tem a oportunidade de vender o seu peixe! Demonstre uma boa grafia, um bom domínio da língua e, principalmente, um bom domínio da sua própria história. Saiba ressaltar suas qualidades e siga uma linha de raciocínio sobre a sua trajetória profissional!



Entrei! E agora?


Você pesquisou bastante entre todas as suas opções de cursos e universidades, e encontrou a que mais servia o seu perfil. Passou por todas as etapas de admissão e vai iniciar seu curso. Agora é a hora de se dedicar ao máximo, absorver todo o conhecimento possível e aproveitar todas as oportunidades que surgirem. Além disso, não se esqueça do networking: formar conexões com os colegas e professores pode te render muitos frutos!



Tem interesse no assunto?


Em setembro, a Septem tem uma novidade muito especial chegando para te ajudar a iniciar uma carreira internacional. O lançamento dessa novidade vai rolar no dia 05/09, durante uma live no nosso perfil do Instagram. E teremos companhia: a Bel Freitas, mentora de carreiras internacional e professora Septem no curso Processos Seletivos, será nossa convidada de honra!



Te esperamos por lá e até a próxima 👋

Commentaires


bottom of page