top of page

Advogado Iniciante: descubra os segredos para o início da sua carreira

Atualizado: 4 de jan.

Todo mundo sabe que o início de carreira é complicado e não faltam perguntas na nossa cabeça sobre por onde iniciar a nossa trajetória profissional. Pensando nisso, hoje vamos explorar os principais conselhos para todo advogado iniciante. Vem com a gente!



Homem advogado iniciante de terno segurando pastas

O mercado jurídico é super concorrido, já que temos muitos profissionais formados em Direito e atuantes na advocacia. No entanto, a saturação não é motivo para desanimar, já que existem muitas possibilidades de atuação para quem está começando - e já adiantamos que são MUITAS mesmo, vamos do Direito Tributário ao Direito do Entretenimento!


Vamos explorar as dicas para você que está começando agora ou está disposto a mudar os rumos da sua carreira.



Explore as possibilidades além do tradicional


Em outros tempos, a carreira profissional era linear: sair da faculdade, conseguir um emprego e se aposentar. Atualmente com as transformações do mundo digital, as oportunidades de trabalho de um jurista são infinitas.


Por isso, uma das principais dicas para quem está começando é realizar networking com profissionais que já atuam na área e estar sempre antenado nas atualizações do Direito. Para mergulhar fundo nas oportunidades, temos uma ótima mentoria sobre as oportunidades do digital para o advogado aqui na Septem, com a Flávia Maria, uma grande referência no assunto.



Expanda seus conhecimentos


Uma coisa é certa: um bom jurista não deve limitar seus conhecimentos em uma só área, a multidisciplinaridade é fundamental. É claro que se especializar é muito importante, mas saber conectar as necessidades dos seus clientes com os assuntos atuais é essencial.


Para isso, busque sempre acompanhar as atualizações legais e os assuntos mais falados no campo profissional do seu interesse, mas também saiba o que está acontecendo no Brasil e no mundo e como pode afetar o seu trabalho.



Converse com outros profissionais


Sabe aquele profissional que você adiciona no LinkedIn? Pois esse é o networking que pode abrir muitas portas. Fique ligado em saber usar as oportunidades ao seu favor, não só para futuras possibilidades de parcerias, mas para construir conhecimento e boas conexões.


No início de carreira, ter a coragem de se apresentar é uma ótima iniciativa e temos muitos casos de sucesso que se iniciaram dessa forma.



Supere o "mercado saturado"


Recentemente uma pesquisa realizada pela OAB surpreendeu muita gente: o Brasil lidera o ranking de países com mais advogados por habitante. Os dados são reais, mas precisamos analisar com objetividade sobre isso, já que existem muitas áreas de atuação no Direito, além do tradicional.


Estar sempre de olho nas novidades permite que você, como jurista, inove na sua própria carreira e se destaque no mercado de trabalho.



Atualização, prática e networking


Os pilares para superar os fantasmas dos primeiros passos são a atualização constante, o conhecimento prático e a construção de networking com outros profissionais.


E se a gente te contasse que tem um lugar ideal para te ajudar nesse momento? A Septem Capulus tem treinamentos com profissionais experientes sobre as diversas áreas do Direito, além de vagas exclusivas e acompanhamento de pertinho com especialistas.


Se você ainda não é membro, clique no botão abaixo e faça parte:



Até mais 👋


Comentarios


bottom of page