top of page

5 etapas para planejar e organizar suas metas em 2024

Estamos, oficialmente, na última sexta-feira do ano! O clima já é de festa, mas não dá pra perder de vista os seus objetivos para o ano que vem pela frente, né? 


Por isso, separamos 5 etapas bem assertivas para você começar o ano devidamente organizado (a) e com o planejamento em dia. Vem com a gente:




Mão feminina escrevendo em um planner físico com calendário



1. Estabelecendo objetivos


Todo caminho precisa de um destino final. Por isso, é importante definir bem os seus objetivos – tanto pessoais quanto profissionais – logo no início do seu planejamento. Primeiro, liste tudo que vem à mente quando você pensa em objetivos. Depois, divida sua lista em macro e micro objetivos, entendendo quais desses são realmente objetivos e quais são apenas meios para alcançar esses objetivos. Tudo pronto? Próxima etapa:




2. Hora de ser realista


Esse é um passo subestimado, mas muito valioso. Olhe para a sua lista e se pergunte quantos desses objetivos são de fato alcançáveis em um ano, quantos deles precisam fazer parte de um plano de longo prazo e quantos não são alcançáveis – ou não valem a pena no fim das contas. Fazendo esse balanço, você facilita a divisão de prazos no seu plano de ação e diminui a carga psicológica ao eliminar aquela sensação de fracasso no fim do ano. Afinal, é impossível cumprir tudo quando se quer abraçar o mundo. 


Lembre-se: o ideal é manter uma faixa de 6 a 8 metas anuais. 




3. Considere seus resultados do ano anterior


Antes de partir para o plano de ação, dê uma olhadinha no seu planejamento de metas para 2023 e faça um balanço: o que deu errado? Onde deu errado? Quais processos posso fazer de outra forma esse ano para otimizar meus resultados? Nessa etapa, é importante ser honesto com si mesmo e considerar, por exemplo, padrões de comportamento que estejam possivelmente te sabotando.




4. O plano de ação


Com todas as etapas anteriores em mãos, vamos para o plano de ação! Escreva os seus macro objetivos e liste todos os micro objetivos que você precisa cumprir para chegar até eles – considerando, inclusive, as melhorias que precisam ser feitas em relação às metas do ano anterior. Para cada um desses micro objetivos, estabeleça prazos realistas, que considerem uma manutenção saudável da sua rotina e possíveis imprevistos. Com tudo ok, vamos para a etapa final:




5. Gerindo o seu planejamento


Depois de fazer todo esse planejamento, não vale guardar numa gaveta e esquecer pelo resto do ano! Escolha uma ferramenta de gestão que faça sentido para você e utilize ela para controlar o seu planejamento, seus prazos e seus progressos. Mas atenção: considere também nessa etapa a sua rotina e padrões de comportamento. Isso é, escolha uma ferramenta que facilite o seu acesso a essa gestão, e não dificulte.


Aqui vão algumas opções de ferramentas bem completas testadas (e aprovadas) pela nossa equipe:


  • Notion - Ganha na praticidade: fácil usabilidade e layout ideal para o mobile;

  • Trello - Também é usável no mobile e é excelente para acompanhar andamentos;

  • Smartsheet - Similar ao trello, mas ainda mais completo: o Smartsheet traz também; a possibilidade de metrificar dados e transformá-los em gráficos;

  • Gestão manual - Os tradicionais planners físicos ainda são a melhor alternativa para muita gente.




E para facilitar ainda mais a sua organização


Vem aí, em janeiro, a primeira edição de 2024 da nossa Caixa Virtual. Nela, você vai encontrar muito conteúdo prático voltado exclusivamente para o planejamento e  organização das suas metas profissionais – além de te auxiliar nos estudos, que a gente sabe que nunca podem parar no Direito. Se você curtiu o nosso curso de Produtividade, não perde essa novidade por nada!




Agora é só correr pro abraço


Seguindo o seu planejamento, temos certeza de que você vai conseguir alcançar todos os seus objetivos propostos! E caso um dos seus objetivos seja priorizar e desenvolver a sua carreira, conte com a Septem nesse processo: além de +200 conteúdos já disponíveis na plataforma, vem muita coisa nova por aí em 2024.





A Septem agradece a sua companhia em 2023 e te desejamos um 2024 de muito desenvolvimento e sucesso. 


Boas festas e vamos juntos! 🚀


Comments


bottom of page